16º Torneio ADC Mercedes-Benz 2009

No dia 08 de Novembro de 2009 decorreu o 16º Torneio da ADC Associação Desportiva Classista Mercedes-Benz. Diferentemente dos anos anteriores, o clube alterou o local prova para o Centro de Lazer Xiko Karpa, localizado na cidade de Ibiúna-SP, na esperança de os pescadores poderem conseguir um grande número de capturas, o que veio a acontecer.

O Centro de Lazer Xiko Karpa conseguiu superar a expectativa dos pescadores, além das ótimas opções de alimentação que encontraram e a infra-estrutura do local era perfeita para um bom dia de pesca. A receptividade e cortesia ficaram por conta do gerente do Xiko Karpa, Senhor Renato que deu um atendimento especial aos pescadores da ADCMB, e não podemos deixar de citar a presença dos atenciosos e animados monitores do local que alegravam a todos.

Vídeo

 

No Lago do Xiko Karpa, a Carpa Cabeçuda está entre as três espécies mais procuradas pelos pescadores. A competição ocorreu dentro do conceito de pesca esportiva, com o objetivo de promover o lazer e a integração entre diretoria e associados da ADC Mercedes-Benz. O evento contou com o apoio do Banco Itaú e teve como patrocinadores, Bóias Barão, Marlin Azul. Massas Paturi, Massas Carlão, Churrascaria Star Grill, Buffet Yama e Lub Pesca.

A direção e seu corpo técnico muito têm contribuído para o sucesso deste torneio, trazendo até o Xiko Karpa vários diretores: Cláudio Furline, Kent Kent, Dr. Décio, Luiz Augusto, Ademar Bueno, Flávio Mota, Dirceu Alves dos Santos e o supervisor de esportes Deolindo Jácomo. Os patrocinadores este ano apesar de em menor número também têm ajudado bastante. Já, para os visitantes fica claro que este é um lugar que merece especial atenção, pois em apenas um dia não é possível explorar todas as belezas e entretenimentos que o local oferece.

Marcaram presença, 59 participantes, entre homens e mulheres. Porém, o que mais chamou a atenção foi o grande número de convidados e familiares que passaram um fim de semana excelente entre um agradável convívio. Mais importante do que a competição parece ser o convívio entre os associados da agremiação com pescadores não sócios do clube que muito tem contribuído para o crescimento do evento.
Os participantes e diretores elogiaram a organização, principalmente pela grande quantidade de prêmios oferecidos aos atletas, além do serviço de café da manhã e almoço aos pescadores e visitantes

A Pescaria
Os pescadores chegaram cedo para preparar seus kits, aproveitar o café da manhã servido no restaurante, e é claro bater bom papo e dar risadas com os amigos presentes.

Às 9h00 foi dada a largada, a ansiedade e a expectativa de cada pescador eram visíveis em suas feições.
De olho nos prêmios os pescadores prepararam os equipamentos, traçavam suas estratégias e foram em busca de seus troféus abaixo da superfície da água. Nesta hora a experiência conta muito e os primeiros colocados na prova foram pescadores já familiarizados com os torneios da ADC Mercedes – Benz.

Campeão – Márcio Martins – 27.510 Kg
Como sempre manhoso e astuto o atleta Márcio Martins preparava uma grande surpresa aos competidores, o segredo do sucesso só viria a ser descoberto no final do dia, com o relato dos cinco primeiros colocados.
”Minha ultima pescaria antes do torneio (domingo passado) descobri um ponto que estava com bons peixes encardumados, este seria meu principal trunfo, ser sorteado neste mesmo local ou nas proximidades. Infelizmente, cai nos Box 32 e 43. Confesso que isto me desestruturou bastante, pois esse ponto já me garantiria pelo menos alguns bons exemplares.

Rapidamente, recorri ao meu “banco de dados mental” e recordei situações parecidas como esta, o qual o peixe está numa condição transitória ou parado. Passei então a dar mais atenção à vara li sa que me rendeu 30 kg de tilápias. Peguei apenas uma Carpa Cabeçuda de 5 quilos que me ajudou a ganhar a primeira colocação no Torneio. No final, com o troféu na mão ofereci o prêmio as minhas almas gêmeas, Renata e Maurício”,explicou Márcio, feliz com a vitória.

Vice-Campeão Clodoaldo Grana – 21.870 Kg.
“Logo pela manhã, iniciei a pescaria com a estratégia de buscar as grandes Carpas Cabeç udas, da mesma forma que tive sucesso em anos anteriores, que no geral estava baseada em conseguir bons exemplares. Porém, a pouca ação me preocupou um pouco. Por volta das 11 horas, ainda no Box 57, sem um peixe de qualidade, comecei a mudar de estratégia passando a trabalhar mais com vara telescópica e fui à busca das tilápias. Nesta hora achei o padrão de profundidade dos peixes e trabalho da isca. Daí em diante foi contar com um pouco de sorte e pegar bons exemplares. Consegui uma ótima média de tamanho e mais uma Húngara de três quilos. No mais fiquei contente com a colocação e o local do evento”, disse Clodoaldo

3º Colocado Jorge Lopes – 17.350 kg
ADAPTAÇÃO RÁPIDA! Essa foi à chave encontrada pelo Jorge Lopes para obter sucesso neste dia de pesca. “Uma mudança de temperatura que se instalou em Ibiúna no dia da competição requereu-me bruscas mudanças de estratégia em relação à pescaria que gostaria de fazer neste dia, que era de capturar as grandes Carpas Cabeçudas existentes no local. Porém foi em vão, pois as Rainhas não apareceram neste dia.
Quem detectou as mudanças no comportamento do peixe mais rápido teve tempo hábil para rever Sistemas e Iscas e… assim garantir o sucesso da pescaria”, explicou Jorge, que mais uma vez ficou entre os melhores do Torneio.

Maior peixe não Sócio – Wesley Varella -14.130 kg.
O Lago do Xiko Karpa não estava para as Carpas Cabeçudas neste domingo, 08, em Ibiúna, mas a persistência do Weslei Varella lhe garantiu cinco bons exemplares. Além da segunda colocação o atleta pegou o troféu de maior peixe. Carpa Cabeçuda de 14.130 kg. Porém, como o regulamento não permite que o pescador ganhe dois prêmios, a segunda colocação passou a ser do Itaú, que participou pela primeira vez do Torneio.

1º Colocada na categoria Feminina.
Não podemos deixar de registrar o desempenho excelente da atleta Taciana da Silva, que foi a campeã na categoria feminina, ótima representante da categoria, promessa de futuro para os próximos campeonatos. Parabéns Taciana pela coragem e iniciativa.
Participações especiais na Pesca

Crianças
A diversão na pesca é tão garantida que até mesmo as crianças estão começando a praticar desde cedo, influenciadas pelos pais. Neste campeonato tivemos a presença do Felipe Beranek, de apenas 14 anos que corajosamente competiu com os pescadores já veteranos que tínhamos no campeonato, ele foi incentivado pelo pai que também competia, o pescador Tarcisio Beranek, que é associado da ADC Mercedes-Benz.
Esse exemplo nos mostra o quanto é importante incentivar as crianças a participarem desta modalidade que cresce a cada ano.

Mulheres
Um destaque especial neste campeonato vai para 3 mulheres corajosas que participaram com garra e determinação, foram elas Taciana da Silva, Lidiane Soares Morais e Evelin Helen Silva. Essas são as pioneiras na categoria feminina dos campeonatos da ADC Mercedes-Benz. A grande campeã da categoria Taciana deixou muito “Marmanjo” para trás. No campeonato do ano passado a grande campeã foi a Evelin Helen que esse ano ficou como vice-campeã.

Elas são exemplos de que mulher pode sim pescar, basta ter coragem e disposição, esperamos que no próximo ano mais pessoas sigam o exemplo destas mulheres pescadoras!

Álbum de fotos

album adc mercedez 2009