Excursão de Pesca com o Grupo Trairão Top Team

Nossa segunda excursão de 2014 foi realizada no começo de março para a Pousada Aquário em Panorama/SP.

Como de costume, esperamos os pescadores na Loja 2 do Trairão na sexta-feira a noite. Preparamos um lanche para todos e depois dos comes e bebes, partimos.

Nosso grupo foi composto pelos seguintes pescadores: Nelson, Mauricio, Caio, Willian, Humberto, Etelvino, Jair, Joaquim, Gabriel, Joyce, Rene, Sandra, Bruno Henrique, Alexandre, Anderson, Evair, Ricci, José Carlos, Hugo, Claudio, João Leal, Bruno Rocha, David, Antonio, Wellington e Mário.

Essa excursão foi tranqüila e bem familiar. Alguns pescadores levaram suas esposas e filhos e o final de semana foi agradável para todos.

Infelizmente, um fato nos chamou a atenção durante esta pescaria. A região está sofrendo com a pesca predatória. Praticamos a pesca esportiva e é triste perceber que a população de peixes está diminuindo e que muitos estão tirando da água peixes pequenos. Não é de hoje que ouvimos sobre esses acontecimentos em Panorama, mas a cada dia que se passa, a presença da pesca predatória fica mais evidente.

Isso tem consequências desastrosas para o meio ambiente, população e economia locais. Retirar do meio ambiente mais peixes do que ele consegue repor, acaba desorganizando todo o ecossistema e comprometendo a fauna e flora. Além disso, acarreta prejuízos no turismo e como consequência, na economia. Afinal, a região possui inúmeras pousadas voltadas para atender o pescador, gerando emprego e renda para a população local.

O grupo do Trairão Top Team possui pescadores com bastante experiência na pesca de tucunaré e que conhecem a região e os melhores pontos de pesca. Tivemos dificuldades para encontrar os peixes, mas mesmo assim, conseguimos pegar vários exemplares conforme fotos abaixo.

Fiscalização, informação e conscientização podem ser formas de se evitar que esse problema persista. Nós, amantes da natureza e pescadores esportivos agradecemos.