1ª Etapa 2019: Peska Star desbanca veteranos favoritos

A primeira etapa do Campeonato Paulista em Pesca Esportiva em Pesqueiros, foi realizada no dia 20 de janeiro de 2019, no Pesqueiro Cantareira e contou com a participação de dez equipes de pesca. Entre veteranos e novatos, a etapa contou com 50 pescadores, divididos em vinte raias, com trios e duplas de pescadores.

Grande parte dos pescadores chegaram bem cedo no pesqueiro e aguardavam ansiosos o sorteio das raias.

Estavam inscritas 11 equipes, porém a equipe Trovão Fish não compareceu na etapa, ficando na última colocação na tabela classificatória.

O primeiro turno da etapa já começou com forte soalheiro, os raios solares sobre o Tanque 3 do Cantareira, esquentavam a água do lago e havia pouca ou quase nenhuma sombra nas raias. Assim, foi inevitável, o sol e o mormaço logo esquentaram a água e começou a fartura de peixes.

No sorteio das raias, algumas equipes foram contempladas com raias em “pontos fortes” do pesqueiro e as respectivas equipes Cantareira, Guaru Fishing, Mazakina e Peska Star fizeram um verdadeiro arrastão de peixes no lago. Algumas equipes veteranas, como Rumo da Pesca e Daqui Pro Bar, não tiveram a mesma sorte e observavam surpresos as coletas dos peixes das equipes rivais.

Pescador Toninho, em destaque à esquerda

Antes da pausa para o almoço, no momento que o veterano pescador Toninho, fundador da equipe Toninho’s Bar, fisgou um peixe, vários pescadores de diversas equipes gritavam em tom de gozação do veterano, dizendo que até quem não sabia pescar, pescou! A alegria e descontração foi geral.

Depois de três horas de pescaria, chega ao fim o primeiro turno e a equipe Cantareira fica na liderança. Nelsinho Português, capitão da equipe e sua trupe vibram, junto com seus patrocinadores Chicão e Ricardo.

Pescador Thiago (a direita), integrante da equipe Biro Biro

Depois de uma hora de pausa, exatamente às 13h, inicia o segundo turno da pescaria, de mais duas horas de competição. Os pescadores Thiego Deco e Thiago, ambos da equipe Biro Biro, até o momento, amargando o último lugar em quilos da competição, decidem que irão se empenhar para mudar o jogo.

No entanto, depois do calor do meio-dia, com a temperatura da água muito alta, os peixes já não estão mais tão ativos como antes e o desempenho do lago, já não é mais o mesmo. Confiantes na vitória, os pescadores da equipe Cantareira, representantes da “casa”, já não se preocupam em assustarem os adversários no torneio e pescam dentro da média das demais equipes.

Durante o segundo turno, as equipes pescaram em média mais de 20 quilos de tilápias cada uma, mas para a surpresa das demais, os capitães Hiro, da equipe Mazakina e Cirço, da equipe Peska Star, continuaram pescando com o mesmo desempenho do primeiro turno, pescando o dobro em tilápias das demais equipes e ainda alguns exemplares de outras espécies.

Final da pescaria, depois de alguns minutos de confabulações e somas de quilos e pontuações, veio a surpresa. Os confiantes do Cantareira, perderam a liderança, por uma diferença de pouco mais de 14 quilos. Peska Star é coroado campeão da etapa, seguidos da equipe Cantareira e Mazakina em terceiro lugar.

Peska Star recebe prêmio de primeiro lugar

A festa foi grande no pesqueiro. Todas as equipes tiveram a oportunidade de presenciar, o porquê da fama do Pesqueiro Cantareira, depois de mais de 704 quilos pescados. Um pesqueiro recomendado não só para pescadores profissionais, como amadores e quem quer se divertir e relaxar junto com amigos e a família.

Antonio Siqueira

Jornalista Jornal da Pesca